quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Software Testável

Segundo (ZADROSNY,2006), (PRESSMAN,2002), as seguintes características levam a um software testável e devem ser levadas em conta quando ele é construído:
Operabilidade: o software deve ser projetado e implementado com qualidade. "Quanto melhor funciona, mais eficientemente pode ser usado e testado".
Observabilidade: variáveis devem ser visíveis ou consultáveis durante a execução. "O que você vê é o que você testa."
Controlabilidade: variáveis devem poder ser controladas diretamente pelo engenheiro de teste. "Quanto mais você pode controlar o software, mais o teste pode ser automatizado e otimizado".
Decomponibilidade: módulos independentes podem ser testados independentemente. "Controlando o escopo do teste, podemos isolar problemas mais rapidamente e realizar retestagem mais racionalmente".
Simplicidade: o conjunto de características deve ser o mínimo necessário para atender os requisitos. "Quanto menos há a testar, mais rapidamente podemos testá-lo".
Estabilidade: o software se recupera bem de falhas. "Quanto menos modificações, menos interrupções no teste".
Compreensibilidade: a documentação técnica é acessível instantaneamente, bem organizada, específica, detalhada e precisa."Quanto mais documentação temos, mais racionalmente vamos testar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário