quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Olap

Interface com usuário.
Rolap: Relacional (tabelas e colunas) - Data Warehouse (Desempenho Consulta: feito na hora / Desempenho Carregamento: + rápido).
Molap: Multidimensional (arrays multidmensionais) - Data Marts (Desempenho Consulta: rápido, dados previamente carregados / Desempenho Carregamento: + lento).
Holap: Híbrido (Relacional e Multidimensional).
Dolap: Desktop (criado no servidor e transferido para computador).

Características de Análise Olap

Drill Across:  O Drill Across ocorre quando o usuário pula um nível intermediário dentro de uma mesma dimensão. Por exemplo: a dimensão tempo é composta por ano, semestre, trimestre, mês e dia. O usuário estará executando um Drill Across quando ele passar de ano direto para semestre ou mês.

Drill Down: O Drill Down ocorre quando o usuário aumenta o nível de detalhe da informação, diminuindo o grau de granularidade.

Drill Up (ou Roll Up): O Drill Up é o contrário do Drill Down, ele ocorre quando o usuário aumenta o grau de granularidade, diminuindo o nível de detalhamento da informação.

Drill Throught: O Drill Throught ocorre quando o usuário passa de uma informação contida em uma dimensão para uma outra. Por exemplo: Estou na dimensão de tempo e no próximo passo começo a analisar a informação por região.

Slice And Dice: O Slice and Dice é uma das principais características de uma ferramenta OLAP. Como a ferramenta OLAP recupera o microcubo, surgiu a necessidade de criar um módulo que se convencionou de Slice and Dice para ficar responsável por trabalhar esta informação. Ele serve para modificar a posição de uma informação, alterar linhas por colunas de maneira a facilitar a compreensão dos usuários e girar o cubo sempre que tiver necessidade.


Pivot: Também conhecida como rotate ou rotação, é uma operação de visualização que rotaciona os eixos de um determinado cubo, provendo uma visão alternativa dos dados.

Alertas: Os Alertas são utilizados para indicar situações de destaque em elementos dos relatórios, baseados em condições envolvendo objetos e variáveis. Servem para indicar valores mediante condições mas não para isolar dados pelas mesmas.
Ranking: A opção de ranking permite agrupar resultados por ordem de maiores / menores, baseado em objetos numéricos (Measures).Esta opção impacta somente uma tabela direcionada (relatório) não afetando a pesquisa (Query).
Filtros: Os dados selecionados por uma Query podem ser submetidos a condições para a leitura na fonte de dados. Os dados já recuperados pelo Usuário podem ser novamente “filtrados” para facilitar análises diretamente no documento.
Sorts: Os sorts servem para ordenar uma informação. Esta ordenação pode ser customizada, crescente ou decrescente.
Breaks: Os Breaks servem para separar o relatório em grupos de informações (blocos). Por exemplo: O usuário tem a necessidade de visualizar a informação por cidades, então ele deve solicitar um Break. Após esta ação ter sido executada, automaticamente o relatório será agrupado por cidades, somando os valores mensuráveis por cidades.
Consultas Ad-Hoc: São consultas com acesso casual único e tratamento dos dados segundo parâmetros nunca antes utilizados, geralmente executado de forma iterativa e heurística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário